sexta-feira, fevereiro 08, 2008

A Música

Tenho tido uma vontade de partilhar com vocês o sentido que música tem na minha vida.
É uma opinião pessoal e como tal, assim deve ser levada. Pelo menos para mim é algo que me faz sentido, por mais absurdo que as pessoas possam achar.

Para definir a música gostaria de vos definir o universo. O universo pode ser definido como matéria que se encontra no espaço e no tempo que contém um "batimento cardiaco" próprio como entidade viva que é. Matéria, porque tudo o que vemos é matéria, os planetas, o ser humano são matéria que existem num determinado espaço. O tempo é uma unidade que existe no nosso universo com a qual não conseguimos viver, ora vejam, encontramo-nos a 1 minuto do café da esquina como nos encontramos a milhares de anos luz de alguns planetas do nosso universo. Tudo se rege pelo tempo, o passado, o presente e o futuro regem a nossa vida e às vezes a nossa curiosidade. Mas sem querer desenvolver mais o tema do universo, pois já abordei os pontos mais importantes para a comparação, passemos à música, não no passado, nem no futuro mas sim no presente.

Às vezes as pessoas nem dão conta do porquê da música mexer tanto connosco. Para mim a música é como um batimento cardiaco que alimenta a vida e a alma. Deixem-me explicar o que penso sobre isto. A música é composta por ondas que têm uma certa frequência e que se propagam no espaço e no tempo. Quando cantamos, falando mais particularmente na nossa situação de coralistas, não nos apercebemos que temos uma força enorme que é a voz. Esta propaga-se por ondas com uma certa frequência pelas salas onde encontramos a actuar ou a ensaiar. As pessoas que nos ouvem e mesmo nós somos emanados por estes sons. Quer se goste ou não estes fazem com que o coração da nossa alma fique disperto e que bata num determinado ritmo. A música faz vibrar todo corpo, quem nunca sentiu o arrepio na espinha, quem nunca ficou triste ao ouvir uma música?.... quem?.....
É tão importante para a nossa alma que inclusive existem muitas terapias de cura e de bem-estar que têm como base a música e/ou o som que nos são totalmente desconhecidas. Isto para mim é uma realidade, pois a minha alma brilha, chora, grita quando canto ou ouço os diversos sons que me rodeiam.

Assim espero ter partilhado convosco um pequeno universo que se chama MÚSICA, pois são vocês as pessoas que melhor compreenderão aquilo que me vai na alma.

Mil e um beijinhos e que a música inunde de emoções a vossa alma

Sem comentários: