sexta-feira, outubro 20, 2006

Somos musicais

Cantar, parece ser para muitos como um dom reservado somente a alguns privilegiados, mas o que acontece na realidade, é que o ser humano é musical por natureza.
Desde a altura em que estamos em formação e somos feto, que já reagimos instintivamente a sons produzidos sobretudo pela sua mãe e esses sons que captamos provocam em nós um afecto preconcebido associado ao som. Daí mostrarmos enquanto recém nascidos, uma atenção particular à voz da nossa mãe mais do que a qualquer outra.
O verdadeiro dom, está em conseguir agrupar todas as técnicas necessárias para se poder tornar num verdadeiro cantor e é aí que reside o problema.
Cantar não é somente abrir a boca e deixar sair sons a qualquer custo, é preciso que esses sons façam sentido, que haja controle sobre a forma como se projectam, sobre a forma como têm de ser exprimidos consoante os sentimentos que queremos demonstrar. É como sabermos o alfabeto e dispormos as letras de uma forma sem sentido em que ninguém percebe o que escrevemos...
Tudo isto faz parte de uma aprendizagem, difícil mas valiosa, de uma luta constante para que no acto de cantar tudo faça sentido, a quem canta e a quem ouve.
Os sentimentos impostos na forma como cantamos é das coisas mais importantes. Não se pode tratar quem ouve como se não percebesse nada de música e consequentemente como se não notasse se esta ou aquela música está bem ou mal cantada.
É preciso impor sentimentos às músicas, provocar sensações, sorrir quando é para sorrir, chorar quando é para chorar ou seja sentirmos cada música como um momento de introspeção, emocionarmo-nos com o que cantamos e com o que ouvimos, só assim é possível passar as emoções que de facto queremos passar.
É importante sentir as emoções que são transmitidas da parte de quem está à nossa frente e isso passa pelo olhar, pela cumplicidade. Para alguns demora mais tempo do que para outros, mas todos temos esse dom, o dom de sentir.
Beijo a tutti

"Somos musicais: precisamos apenas da oportunidade para que a nossa musicalidade seja celebrada e desenvolvida."

Sem comentários: