segunda-feira, outubro 09, 2006

A influência feminina


De facto é incrível observar a influência que as mulheres têm sobre os homens.
Os homens chegam mesmo a sentir-se impotentes para ligar com certas situações.
Será que advém da cultura que se enraizou no "macho" de não poder falhar perante a presença feminina, ou será que essa mesmo presença provoca em nós homens, esse mesmo medo de falhar e de podermos ser ridicularizados pelo suposto sexo "fraco"?
O que fica claro no meio de tudo isto, é que quando estamos entre "machos", sem qualquer presença feminina, esse medo evapora-se como se nunca tivesse sequer existido.
Num coro como o nosso, em que 4 naipes de vozes coabitam no mesmo universo, sendo 2 masculinos e 2 femininos, há que arranjar defesas para lidar com tais situações. Cantar num coro é um momento de comunhão vocal, mas também pode ser um momento bastante intimista, onde cada um se pode refugiar no seu casulo como se estivesse a cantar num quarto fechado, deixando-se ao mesmo tempo absorver por todos os sons que o rodeiam.
Claro que na prática a coisa torna-se bem mais difícil de gerir, mas o importante, é que tudo isto seja conduzido de uma forma discreta, ponderada e acima de tudo pessoal sem nunca deixar transparecer que de facto nos sentimos intimidados com o poder que certos factores exercem sobre nós.

Sem comentários: